Pages

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Energia Limpa

Isso que eu ouvia enquanto escrevia :P

Quando criei este blog foi no intuito de divulgar o meu projeto de energia limpa, do qual ainda estou trabalhando, mas para conclusão de curso, também foi criado para todas as minhas “nerdices” e coisas do gênero, porém um tempo atrás jurei nunca mais escrever nesse blog, pois não agüentava mais essa frescura de religião e ciência brigando, mas eis que o destino me traz aqui novamente...


Eu não estava com vontade de escrever as minhas “nerdices”, mas como resolvi abrir meus emails essa semana e fazer uma limpa acabei encontrando diversos emails pedindo para eu retornar com os blogs e para eu comentar sobre a hidroelétrica de Belo Monte, então lá vamos nós. Eu sou totalmente contra qualquer hidroelétrica, seja Belo Monte ou qualquer outra, pois como já disse tenho como projeto de conclusão de curso um projeto de energia limpa, quando digo limpa é sem afetar o meio ambiente, seja com gases, materiais, água ou qualquer outra coisa.

Quando falamos em energia limpa temos que entender que se trata de uma geração de energia onde não poderá haver impactos ambientais ou dever ser evitados ao máximo e no caso de uma hidroelétrica o impacto ambiental é muito grande e desastroso, pois estamos destruindo a biodiversidade do local, estamos acabando com plantas e animais, estamos destruindo o planeta, do mesmo modo que uma usina nuclear ou uma usina de carvão fazem.

Mas o caso da hidroelétrica de Belo Monte é um caso extraordinário, pois querem construir uma usina onde a maior parte do tempo o rio está em seca, onde tem um parque ecológico, indígenas que dependem do rio e, a parte mais gostosa, vai custar 30 bilhões de reais que serão pagos por nós, será pago com impostos que todos somos obrigados a pagar, então me pergunto o porque disso.
Será que 10% desse dinheiro não poderia ser investido em energia limpa de verdade?
Será que não podemos buscar formas realmente limpas de gerar energia?
Será que precisamos destruir o pouco de verde que ainda resta no planeta?

Claro que não podemos investir em pesquisa, pois assim é mais difícil de roubar, de desviar, de encher a cueca de dinheiro. Claro que não podemos buscar formas limpas de gerar energia, pois somos um povo comodista e que não se preocupa com o amanhã. Claro que precisamos destruir tudo, a humanidade cresceu assim, paga pelos seus erros hoje, mas não aprendemos, quem sabe a gente de o valor devido a natureza, quando ela não existir mais.

Hoje agimos como se fossemos um câncer para o nosso planeta, em vez de viver junto dele e melhorar, estamos apenas destruindo e prejudicando cada vez mais, por isso não fico impressionado e nem um pouco comovido com pessoas morrendo por causa de desastres naturais, onde na verdade de desastre não existe nada, é apenas um planeta se defendendo do câncer que as pessoas estão causando nele.

Se continuarmos nessa mentalidade de buscar novas tecnologias, de buscar novas comodidades, de gastar o menos possível e destruir o máximo possível, é obvio que o nosso final será sombrio, será de sofrimento e destruição, muitas pessoas não aprenderam que tudo que fazemos contra o planeta hoje, amanhã nos retorna em dobro, e as poucas que aprenderam são taxadas como loucas e insanas.

E para terminar de vez esse assunto, hidroelétrica nunca foi e nunca será energia limpa...

0 comentários: