Pages

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O inimigo invisível!

Algumas semanas atrás passou uma matéria no CQC sobre Angra 1 e Angra 2 mostrando os riscos e perigos de um desastre nuclear, nessa matéria um engenheiro nuclear disse que a energia limpa, eólica e solar, contaminam o meio ambiente por causa das baterias utilizadas para armazenar a energia gerada e também disse que a energia nuclear é segura, primeiro não temos como comparar a poluição causada pelas baterias de energia eólica e solar com Chernobyl, é insanidade tentar comparar os danos causadas entre os dois, segundo a energia nuclear não é segura e está bem longe de ser, visto os últimos acontecimentos no Japão.



Passaram-se 25 anos do maior acidente nuclear do mundo, Chernobyl, onde milhares de pessoas morreram, mesmo que não conste nos livros sabemos que foram grandes os números de óbitos, para conter o vazamento e evitar um problema maior ainda foram preciso milhares de pessoas entre militares, mineiros, etc. onde trabalharam expostos à radiação e evitaram uma segunda explosão no reator, essa explosão seria infinitamente pior, equivalente a uma bomba nuclear de 3 a 5 megatons e tornaria a Europa inabitável.

Recentemente tivemos o problema no Japão por causa do terremoto e tsunami, onde teve vazamento de radiação atingindo plantações e contaminando a água, com toda a tecnologia e pesquisa investida nesses 25 anos continuamos a ter desastres nuclear, diferente de Chernobyl esse foi causado pela natureza, mas os riscos e as conseqüências continuam existindo e afetando as pessoas e o meio ambiente, por mais que a tecnologia venha inovando dia após dia, por mais que a segurança aumente dia após dia, continuamos expostos a um mal desnecessário.

Caso você acredite que a energia nuclear é a solução saiba que no Brasil Angra 1 e Angra 2 são responsáveis apenas por 2% da energia gerada em todo o país, como o engenheiro nuclear disse na matéria do CQC, o custo x beneficio da energia eólica e solar para manter cidades grandes é pequeno, sai muito caro para manter uma cidade grande apenas com energia eólica e solar, mas isso é em grande parte culpa do governo que não investe mais em pesquisas e buscas de novas tecnologias limpa, mas claro que é mais fácil investir bilhões em uma usina nuclear do que investir bilhões em pesquisas, pois a energia nuclear vai trazer o retorno mais rápido, mesmo que o preço a se pagar possa ser um desastre nuclear.

Não vejo vantagem em se obter energia dessa forma, pois mesmo que seja a única fonte de energia de certas regiões, essas usinas trazem muitos riscos às pessoas que moram próximas a elas, como trazem riscos às pessoas do mundo todo, a radiação não é como o petróleo que caso comece a vazar é fácil conter e retirar do meio ambiente, a radiação não tem como ser retirada do meio ambiente e nem tem como vê-la, sem contar que é mortal e se espalha com uma facilidade incrível, pois a partir do momento que essa radiação entra em contato com as nuvens teremos chuvas radioativas se espalhando por diversas regiões.

Vale a pena lembra que Chernobyl continua emitindo radiação e continuará por muito tempo, as crianças que nasceram de pessoas afetadas pela radiação tiveram diversas deformidades devida a radiação, as pessoas que não morreram por causa da exposição a radiação vivem fazendo tratamentos diversos meses por ano e continuaram até o fim de suas vidas. Esse é o presente que estamos deixando para as futuras gerações, essa é a forma que agradecemos ao planeta por tudo que ele nos oferece.

"Eu acho que o meio ambiente deveria ser colocado na categoria de segurança nacional. Defender nossos recursos é tão importante quanto defender nossas fronteiras. Caso contrário, o que existe para defender?"

Abraços Thiago Ramone.

0 comentários: