Pages

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Analisando com mais calma, talvez tudo seja mais simples!

Hoje assisti pela 32° vez o filme O Grande Truque e vocês devem estar se perguntando o que isso tem haver com o Blog Elektron e lhe digo que tem tudo haver, pois mesmo o filme se tratando de uma briga entre 2 mágicos, existe um personagem notável na história do planeta, que estava a frente do seu tempo e com certeza está a frente do nosso tempo, sim, Nikola Tesla.



Não quero me prender ao filme e muito menos a Nikola Tesla, pois já escrevi no Blog Ramonices sobre Nikola Tesla, leia aqui, mas esse filme me faz olhar com novos olhos para tudo que estou fazendo no meu projeto e como diz na música dos créditos do filme

“Você viaja pra longe, o que você encontrou? Quando não há tempo, não há tempo para analisar, para pensar com cuidado! Para fazer sentido!”
Thom Yorke – Analyse

Percebo que tudo é mais simples do que imaginamos e esperamos, basta parar para analisar, olhar tudo aquilo com outros olhos e deixar tudo de lado, apenas analisar e entender o porquê daquilo.

Procuramos inovações em tudo, sempre estamos tentando aperfeiçoar algo e isso é muito bom, principalmente quando traz benefícios para todos, mas o que nunca aceitamos é que talvez a solução seja mais simples do que imaginamos, temos a necessidade de acreditar que para algo ser melhor precisa de uma descoberta grandiosa e magnífica, mas estamos enganados, tudo é mais simples.

Meu projeto era baseado na energia eólica e eu estava focado em aperfeiçoar uma turbina eólica para que ela tivesse mais potência, mas no meio do filme me veio uma luz, um momento de inspiração e vi outros potenciais para o vento, um sistema onde a energia eólica está trabalhando junto de outra forma de obter energia, tudo em um simples processo, uma coisa tão básica que pareceu patética de inicio, mas alguns cálculos e um pequeno teste me mostraram que o patético era eu e que aquilo é tudo que procurava no meu projeto, sem contar que a turbina está melhor por causa de outra simples observação.

Senti a necessidade de escrever isso porque vemos pessoas se afundando em estudos, procurando algo novo ou grandioso e fecham os olhos para o simples, ignoram o básico e logo acabamos ignorando a solução, vi que todos os livros que li sobre física, focados na eletricidade, nos últimos dias não me ajudaram como eu esperava e o que realmente me ajudou e fez o meu projeto chegar mais próximo do objetivo foi à imaginação, claro que todo o estudo está ajudando e muito nessa nova descoberta, mas tudo graças à imaginação, tudo graças ao simples fato de olhar algo pronto, analisar com mais cuidado e abrir a mente para algo novo, para algo diferente do que estava fazendo, o resultado foi fantástico, após algumas adaptações e utilizando todo o potencial do vento, consegui aumentar a potência do projeto em 41 vezes, tudo graças a uma idéia simples e obvia.

Então o que nos impede de pararmos por alguns momentos e analisarmos tudo com um pouco mais de calma, com um pouco mais de paciência, olhar para algo e não ver apenas o que está pronto, olhar todas as possibilidades e testá-las, talvez a solução do nosso planeta seja bem mais simples do que esperamos, talvez seja tão simples que não conseguimos enxergar e acabamos insistindo no mais difícil.


“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

Abraços Thiago Ramone.

0 comentários: