Pages

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pequena atitude, grande resultado!

Todos nós sabemos da importância e a necessidade de reciclar os materiais que utilizamos no dia-a-dia, como plástico, papel, vidro, etc., mas nós não temos o costume de separar o lixo do reciclável em casa, inclusive eu, pois eu já separava caixas de leite, papel e garrafas pet do lixo, mas não podia fazer uma seleção maior porque não havia coleta de recicláveis na minha cidade, mas agora tem e já estamos começando a separar o lixo do reciclável.



Fiquei feliz em saber que a prefeitura colocou um caminhão de lixo extra apenas para recolher recicláveis, mesmo passando apenas uma vez por semana e eu não ter visto esse caminhão ainda, pois é na segunda-feira entre 13 e 18 horas, horário que estou estudando, mas alguns amigos disseram que já encontraram o caminhão do reciclável em outros bairros, isso é bom e importante, porque os catadores não passavam em todas as casas e assim o reciclável sempre parava junto do lixo.

Temos que dar mais importância para o reciclável e começar a fazer a nossa parte, pois cada vez mais estamos explorando o planeta para obter a matéria prima para essas coisas que usamos todos os dias e depois que usamos essas coisas jogamos ela no lixo, assim entramos em um circulo vicioso de explorar o planeta, usar e depois devolver ao planeta de forma errada, a reciclagem quebra esse circulo vicioso, pois retiramos a matéria prima, usamos e reutilizamos, assim não poluímos o planeta e, principalmente, não precisamos de tanta matéria prima para obter algo novamente.

Mas essa visão de reciclar vai além de simplesmente separar o lixo, um exemplo disso é meu projeto de energia limpa, onde estou pesquisando sobre energia eólica e todos os modelos de geradores eu estou montando com recicláveis, então podemos aproveitar esse material em outras coisas no dia-a-dia e não só separá-los para serem reciclados na indústria ou vai dizer que nunca usou aquele pote de sorvete para guardar algo? Que nunca usou aquela garrafa pet para deixar água na geladeira? E sem contar outros milhares de exemplos que temos, isso é reutilizar algo que temos e evitar com que isso retorne de forma errada para o planeta.

Vale lembrar que todas as cidades sofrem com o mal do lixo, são áreas que se tornam inabitáveis e inutilizáveis por causa do lixo que produzimos todos os dias e grande parte desse lixo pode ser evitado e reutilizado de outra forma, o reciclável pode ser utilizado desde a sua casa até como na indústria, o lixo orgânico pode ser utilizado em adubos, assim paramos de produzir toneladas de lixo que voltam em forma de poluição para o planeta, quebramos o circulo vicioso de destruir, utilizar e poluir, sem contar que estamos contribuindo para um planeta mais limpo.

Outro ponto interessante são os eletrônicos, pois desde que comecei o curso de eletrotécnica tenho observado quanto a material vai parar no lixo e que poderia ser reutilizado, exemplo disso é uma simples fonte de computador onde existem diversos componentes que podem e devem ser reutilizados, no meu projeto não gastei um centavo com nada, foi todo montado com componentes que encontrei em eletrônicos e com materiais que utilizamos no dia-a-dia, então a reciclagem não se limita a garrafa pet, a caixa de leite, a lata de cerveja, etc., a reciclagem vai além e está aplicado a praticamente tudo que usamos, as exceções que não tem reciclagem podem ser substituídos por outros produtos ou reduzir a produção desses materiais.

“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.”

Abraços Thiago Ramone.

0 comentários: